segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rio Carioca: O começo de tudo

Para iniciar nossas buscas vamos seguir o rumo de um dos rios que de tão importante dá nome aos que nascem na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Rio Carioca é um marco na história da cidade, pois foi o responsável pelo abastecimento da mesma durante muitos anos.
Por ser um rio muito presente na vida de índios e colonos alguns mitos se formaram como o de que suas águas deixavam as mulheres mais formosas e os homens mais viris.
Um dos braços do rio, que passava por Santa Tereza, chegava até uma fonte localizada na região que hoje é conhecida como Largo da Carioca pelo aqueduto carioca, do qual os Arcos da Lapa faziam parte.
Também era conhecido como Rio das Caboclas, já que era onde caboclas lavadeiras se postavam às suas margens para lavar as roupas dos patrões.
Hoje o rio, que nasce no topo da floresta da tijuca, corre em sua maior parte canalizado abaixo das ruas do Cosme Velho e Laranjeiras até encontrar a Baía de Guanabara em sua foz na praia do Flamengo. Um dos poucos lugares onde se é possível ver o rio passar a céu aberto é em um beco conhecido como Largo do Boticário, no Cosme Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário