segunda-feira, 15 de junho de 2009

Abençoado por Deus

Primeiramente batizado como Pináculo do Pecado, o Morro do Corcovado faz parte da Floresta da Tijuca e da Serra da Carioca. A serra, além do Morro do Corcovado, compreende os seguintes morros: Dona Marta, Sumaré, Morro de Santa Teresa e Paula Matos. O Rio Carioca possui sua nascente no morro.
O Morro do Corcovado ficou famoso devido Dom Pedro II, que após ficar deslumbrado com um passeio feito por lá, deu o primeiro passo para a construção da estrada de ferro do corcovado. Em 1882, um decreto Imperial concedeu aos engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares a concessão para a construção da ferrovia. A abertura da estrada ao público só ocorreu em 1885, sendo a primeira ferrovia turística da America Latina, iniciando-se no nível do mar na estação denominada Cosme Velho e atingindo o Alto do Corcovado, após passar pelas estações Silvestre e Paineiras.
Em 1931, ocorreu a inauguração da estátua do Cristo Redentor no alto do morro do Corcovado, mais precisamente em um platô conhecido como Chapéu do Sol. A estátua possui 38 metros de altura e foi criada pelo francês Paul Landoviski e construída por Heitor da Silva Costa.
Hoje em dia o monumento faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, e foi eleito por uma votação online, disputando com vários outros monumentos ao redor do mundo.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse blog, pena que os autores desistiram de fazer mais postagens.

    ResponderExcluir