Sabe-se que foram os índios Tamoios, que habitavam a região, que batizaram o rio, porém existe uma divergência de como o nome foi dado a ele. A explicação mais presente nos livros é de que Carioca significa, em tupi, Casa do Homem Branco (onde Cari é Homem Branco e Oca é casa), mas esta não explica porque quem nasce na cidade recebe esse nome.
Em um mapa desenhado pelo português Luiz Teixeira em 1573, um dos primeiros representando a Baía de Guanabara, o rio aparece com o nome de Acarioca (como indica a seta vermelha), dando espaço para outra explicação, onde ACarioca, seguindo o mesmo método de tradução anterior, significa Casa do Acari. Acari é um peixe e eu ainda tenho que constatar se realmente o peixe se fazia presente no rio a ponto de lhe dar nome. Isso poderia explicar o fato do nome do rio ser dado a quem nasce na cidade, já que os índios chamavam os portugueses de Carioca, podendo fazer uma comparação entre o casco duro do peixe com as roupas grossas utilizadas pelos colonos. A diferença entre Carioca e Acarioca não anula a hipótese, pois o peixe também é conhecido como Cari ou Uacari.
Voltaremos a falar sobre esse assunto depois de mais algumas pesquisas.
Amigos, existe uma vertente etimológica que defende que Akari era o nome dado pelos Tupinambás ao peixe Cascudo. Por analogia das armaduras dos Portugueses com a couraça do Cascudo, os nativos chamavam a eles de Akari e à palhoça construída na atual Praia do Flamengo de Akari Oka, ou casa do cascudo. Saudações.
ResponderExcluir